Web

Assistente pessoal do Facebook chega ao Brasil


O assistente pessoal do aplicativo de bate-papo Messenger, do Facebook, chegou ao Brasil ontem, 10. Chamado de M e movido a inteligência pessoal, o serviço executa tarefas simples como pedir um carro da Uber, criar um compromisso na agenda do smartphone ou até enviar dinheiro para um contato pela internet.

O M estava em fase de testes desde que foi apresentado em 2016 e chegou aos EUA em abril. No Brasil, começa a ser lançado gradualmente a partir desta semana para aparelhos Android e iOS. Por aqui, ainda não chegou a integração com o Uber.

O funcionamento do M é similar ao do Assistente Google, que funciona dentro do Allo, aplicativo de bate-papo do Google. Ou seja, ele acompanha o bate-papo e se intromete quando percebe que pode fazer alguma coisa. “As sugestões do M aparecem quando ele reconhece intenções em uma conversa”, explica Laurent Landowski, gerente de produto de Messenger.

Diferentemente do Assistente Google, no entanto, o M não pode ser acionado a qualquer momento, mas apenas em poucas situações, que são as seguintes:

  • Enviar stickers: M compartilha sugestões de stickers divertidos para suas interações cotidianas como “obrigado” ou “tchau”.
  • Compartilhar localização: Se alguém perguntar "Onde você está?" ou se você disser algo como "Estou a caminho", a M pode sugerir que você compartilhe sua localização durante a conversa.
  • Criar uma enquete (somente em conversas em grupo) - Com dificuldade para tomar decisões em um grupo? M permite que você crie uma enquete sobre qualquer tema nos grupos de conversa.
  • Enviar mensagens de aniversário - Se a pessoa com quem você está conversando individualmente no Messenger estiver fazendo aniversário, M vai sugerir uma mensagem de aniversário - um sticker, cartão, mensagem ou vídeo com o tema Aniversário.
  • Fazer uma chamada por voz ou vídeo - Se as pessoas estiverem conversando entre si ou em um grupo e expressam a vontade de fazer uma ligação, M irá sugerir uma conversa por áudio ou vídeo no Messenger. Dessa maneira, por exemplo, se alguém diz “quer me ligar?” M irá fazer uma sugestão.


Receba Novidades da
Making Of por email! Cadastrar email