Web

Apple perde mais de metade do público no Brasil em 2016


foto: reprodução

Uma pesquisa divulgada na Folha de S.Paulo mostra que a empresa liderada por Tim Cook perdeu metade do seu mercado no país, enquanto a concorrente Samsung teve melhora nas vendas.

Segundo os dados da consultoria Counterpoint, a Apple tinha uma participação de 8,3% no mercado brasileiro em 2015, número que caiu para 3,8% no ano passado, uma queda de mais de 50%. Segundo a empresa, a queda da venda dos iPhones está ligada ao alto custo dos aparelhos, que se tornam menos interessantes em períodos de crise econômica.

Por outro lado, empresas que apostaram em celulares mais baratos tiveram crescimento no país. A Samsung, que atua em todos os segmentos de preços, pulou de 40% em 2015 para 47% em 2016. Outra empresa que teve crescimento no país foi a Alcatel, que terminou o ano com uma participação de 5,5%, uma parcela maior do que a Apple.

Para a pesquisa, o fator de sucesso no país foi claro: "as fabricantes que ganharam espaço foram as que conseguiram oferecer celulares menos caros".

Além de apontar o desempenho das marcas no mercado brasileiro, a Coounterpoint apontou que as vendas de smartphones caíram em 16% em 2016, também por causa da famigerada crise. No último trimestre do ano, no entanto, houve uma recuperação de 15% em relação ao período anterior, o que traz boas expectativas para o setor mobile em 2017.



Receba Novidades da
Making Of por email! Cadastrar email