Sem Travas

O prefeito e a assistência social


O prefeito Gean Loureiro reagiu às chacinas ocorridas em Florianópolis, com seis assassinatos, garantindo que vai promover assistência social às favelas. Mas o que é assistência social?
 
As políticas de assistência social no Brasil sempre foram ocasionais, quando deveriam fundamentar uma política de cidadania, no sentido de evitar a marginalização, as crueldades sociais. Uma atitude de assistência social, como preconiza o prefeito de Florianópolis, não resolve os graves problemas sociais, justamente porque as cerca de 80 mil pessoas que vivem em bolsões de pobreza não vão passar a exercer cidadania com esmolas. Elas precisam alcançar dignidade em ambientes descentes de moraria, com creches, escolas, policlínicas, parques, jardins. E tudo isso, senhor prefeito, sai bem mais barato do que as consequências sociais do empobrecimento.
 
Mas é preciso que a assistência social seja a bússola da sua gestão, no combate à desigualdade social. Reúna as universidades, Sebrae, Parque Tecnológico, Acate, Governo do Estado, pastorais, ACM, etc. para um pacto de transformação de Florianópolis em uma cidade capaz de vencer as diferenças sociais.
 
Imagine, senhor prefeito, jovens da favela do Siri aprendendo a desenvolver negócios, produtos, divertindo-se em parques, enriquecendo cultura e se tornando verdadeiros cidadãos.
 
É utopia? Pode ser, sim. O sonho de Thomas More inspirou muitas cidades, principalmente europeias. É preciso, pelo menos, começar a mudar.
 
Siglas estranhas
 
A RBS SC vai colocar em votação população três propostas para escolher a sua nova sigla, considerando que ela já não pertence mais à organização gaúcha. Vejam as opções e seus significados, antecipados pelo Portal Making Of:
 
LIG – Nome que pretende passar a ideia de empresa ligada com as pessoas via comunicação.
 
DNC – Nome que abrevia a expressão “DNA Catarinense”.
 
NSC – Nome que abrevia “Nossa Santa Catarina”.
 
O risco é o da predominância de votos nulos e brancos. Faltaram sensibilidade e marketing aos mentores das três propostas.
 
Dados espantosos
 
Você, leitor, saberia dizer qual a doença que mais mata jovens mulheres entre 14 e 19 anos no Brasil? Depressão, provocada, inclusive, pelo consumo de drogas.
 
Vamos pensar juntos? 
 
Por que a liberação da mulher de Eduardo Cunha foi autorizada por uma ordem judicial assinada pela juíza que se encontrava em Paris?
 
Isto ocorreu depois que Cunha ameaçou fazer delação premiada. Supunha-se que nas denúncias estariam envolvidos nomes do judiciário, também.
 
Haveria alguma correlação? Vamos acreditar que não, em nome da ética que todos nós queremos.


Receba Novidades da
Making Of por email! Cadastrar email