Artigos

Sabe com quem você está falando?


Por Luiz Carlos Pereira*

Muitos negócios estão acontecendo nesse exato momento em que você está lendo esse texto através sites, portais ou de redes sociais.

São milhares de pessoas que utilizam essas ferramentas diariamente para buscar soluções diversas, como comprar um imóvel, trocar de carro, fechar um pacote de turismo, escolher o hotel que vai passar as próximas férias com a família, fechar a compra que se iniciou na última feira de negócios, pesquisar e-commerce de móveis, roupas, livros, enfim, muitas oportunidades de negócios passam diariamente pela porta on-line da sua empresa.

Blog é uma forma de atrair negócios

Uma das ferramentas de comunicação que pode ajudar muito a sua empresa a atrair o público certo é ter um blog em seu site ou portal.

Ele se tornou uma ferramenta fundamental para atrair prospects, construir network e o mais importante, conquistar mais clientes.

Para que isso aconteça, o conteúdo deve ser pensado para que seja atraente e atinja especificamente o público desejado pela sua empresa.

A pergunta é: sua empresa sabe com quem está falando?

Antes de criar um blog e produzir conteúdo é preciso saber qual o perfil do cliente que você deseja atingir. A partir dessa definição é necessário desenvolver um conteúdo atraente, que agregue valor e oportunize soluções inteligentes e criativas.

Um dos principais erros cometidos pela maioria das empresas é a falta de foco. Atiram para todos os lados falando sobre qualquer assunto. Isso só vai fazer você falar com qualquer pessoa, desperdiçando tempo e dinheiro. Se você busca se destacar da concorrência, mostre o que você tem de melhor e se transforme em referência no seu segmento.

Independente se sua empresa é pequena, média ou grande, falar sobre o que você realmente entende e domina é o que vai atrair a atenção de quem está buscando o que você oferece.

Assim, você começa a posicionar sua marca e construir uma reputação positiva na mente desses consumidores.

Conteúdo não é propaganda

As pessoas buscam informações úteis para possíveis problemas, que as ajudem em uma tomada de decisão de compra, não um texto repleto de autoelogios e propaganda dos seus produtos. Tenha isso em mente quando for desenvolver conteúdo para o seu blog.

Não caia na tentação de mostrar seu produto como solução para cada problema apresentado. Construa uma relação de confiança e ela vai ser um dos grandes fatores da escolha da sua empresa na hora em que o prospect for tomar uma decisão de compra.

Parcerias estratégicas com formadores de opinião, pode.

Buscar conteúdos exclusivos com profissionais que se destacam no mercado pode ser uma excelente estratégia para atrair novos leitores, e possíveis clientes.

Mas todo cuidado é pouco na hora de escolher quem vai falar com o seu leitor. Não entre nessa onda de celebridades do momento, pois a sua marca estará colada a esses nomes por um bom tempo. Busque pessoas que tenham uma reputação construída em cima de reconhecimento profissional e que estejam dentro do perfil de interesse da sua empresa e dos seus leitores.

Gestão de redes sociais é coisa para profissionais do mercado

Responder com rapidez e oferecer soluções para problemas apresentados por seus clientes/prospects é tão importante quanto vender, acredite.

Por isso, é importante que a gestão das suas redes sociais seja feita por profissionais qualificados, que fazem isso diariamente e já possuem uma estratégia assertiva para cada situação apresentada.

Todas as perguntas precisam ser respondidas, e rápido.

A construção de um FAQ (Frequently Asked Questions ou Perguntas Mais Frequentes) é uma das formas mais rápidas e fáceis de atender pequenas demandas, mas é preciso que alguém esteja acompanhando e possa interagir com o consumidor na hora que bater aquela dúvida.

Existem ferramentas prontas de chat on-line que podem ser agregadas à sua página, mas é importante que fique claro para as pessoas o seu horário de atendimento.

Formulários de contato, telefones (quando possível um 0800) e e-mails são outras formas que podem ser utilizadas pelos clientes, mas é preciso que os profissionais que serão responsáveis pelo atendimento sejam capacitados para se relacionarem com um publico altamente exigente.

Depoimentos são sempre bem-vindos

Se a sua empresa tem cases construídos com clientes não deixe de mostrá-los. Todo mundo gosta de ler uma boa história de sucesso, ainda mais quando essas histórias podem ajudá-las na busca de soluções para os seus problemas.

Então, estimule seus clientes a dividirem suas conquistas. Além de influenciarem em possíveis decisões de compra, vão contribuir muito para a construção da reputação da sua marca.

Publicidade é fundamental para qualquer negócio.

On-line ou off-line, não importa. Toda forma de anunciar deve ser avaliada e, quando for possível, a combinação das duas é sempre o melhor caminho.
Otimizar investimentos em comunicação sempre foi a forma mais inteligente de investir a verba de marketing de qualquer empresa. Por isso, planejamento é o grande diferencial para quem deseja ter resultados em vendas.

Você deve buscar os meios que consigam falar com o seu público final de forma rápida e direta. Pode ser através do Adwords, Facebook Ads, rádio, jornal, TV ou mídia expositiva.

O importante é que essa comunicação leve mais visitantes para seu site/portal e contribua com o crescimento da sua base de leads através do conteúdo publicado em seu blog.

Acompanhar as ações de perto, ser ágil para corrigir e resiliência

Conteúdo que agregue valor ao leitor, que fale diretamente com que sua empresa deseja vender, desenvolvido por profissionais do segmento e FAQ, tudo isso precisa de constante acompanhamento por parte da empresa.

É preciso estar atento e medir resultados das ações implementadas, ser ágil em corrigir possíveis problemas apresentados no planejamento e resiliente para se adaptar às novas exigências e tendências do mercado.

Com essas pequenas dicas está na hora da sua empresa (re)pensar sua estratégia digital e tudo começa por uma simples pergunta: você sabe com quem está falando?

*Luiz Carlos Pereira é diretor executivo da Onze.ag



Receba Novidades da
Making Of por email! Cadastrar email