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Muito além das pesquisas, viver a vida real do seu consumidor


Por Luiz Carlos Pereira*

Por Luiz Carlos Pereira*

Pesquisas são importantes para entendermos o comportamento do consumidor e movimentos de mercado. Mas elas mostram o que aconteceu, e não o que está por vir. Ok, existem pesquisas de tendências, mas até que ponto elas são válidas em tempos de redes sociais e mudanças de humores que podem acontecer em segundos?

A empresa precisa estar mais próxima ao seu consumidor
As empresas que realmente desejam estar presentes na mente de seus consumidores, precisam estar presentes em suas vidas, no seu dia a dia, vivendo a sua realidade. Não tem mais espaço para influenciar consumo a distância. Isso acabou, mas a maioria das empresas não enxergou isso.

Somente entendendo a realidade de quem compra nosso produto/serviço é possível oferecer o que ele deseja. É como customizar uma venda, algo que ele perceba a preocupação da marca em entender suas necessidades e buscar a melhor forma de atendê-las.

Sair da sala, da mesa, praticar o velho e famoso TBC. Para os mais jovens, “Tirar a Bunda da Cadeira”. Essa é a melhor forma de entender o que sua empresa pode fazer pelo seu consumidor. Somente assim sua marca vai começar a conversar realmente com ele. A verdadeira interação começa por aí, não pelas redes sociais.

Construção de marca se faz assim. Utilizar ao máximo a tecnologia analítica para entender um mercado que muda todos os dias.

Entendendo as necessidades do consumidor

Todos os dias encontramos novos itens e novas facilidades nos pontos de vendas, sejam eles físicos ou digitais. O E-commerce tem ensinando muito ao varejo, mas ainda precisa aprender com ele e evoluir a passos largos em algo que está muito distante das suas plataformas inteligentes: relacionamento real com seu consumidor.

O consumidor quer variedade, ofertas, melhor preço, flexibilização de pagamento, crédito, mas ele também quer facilidades, qualidade, perceber valor agregado pelas marcas na hora de decidir sua compra. Com tantas novas exigências e mudanças de comportamento, as vendas se tornaram mais complexas, e a concorrência a cada dia mais acirrada.

É preciso ir além de oferecer preço, qualidade e facilidades diversas.

As marcas precisam oferecer novas experiências ao consumidor. Fazer que elas sejam a cada dia mais surpreendentes, a ponto de levá-los a compartilhar essas experiências com seus grupos de relacionamento. Sejam eles reais ou virtuais.

Essa mudança de comportamento serve para todas as empresas: de alimentos, eletrodomésticos, eletrônicos e, principalmente, de serviços. A educação é um grande exemplo de serviço ultrapassado. Ainda se comunica de forma unilateral. Precisam voltar para a sala de aula no quesito entendimento da realidade do cliente.

Então, qual o desafio?

O consumidor hoje está buscando algo além do preço. Ele busca marcas que agreguem valor real as suas compras. Eles buscam credibilidade, certeza de tomar a melhor decisão.

O desafio das marcas hoje é deixar claro o seu valor, sua identidade.

Marcas precisam ter DNA, e isso não se constrói sem envolvimento dos seus profissionais. Eles precisam entender os objetivos da marca, incorporarem essas ações ao seu dia a dia, se engajarem realmente no planejamento e ações da marca. E isso se faz com pessoas felizes, de bem com a vida. Sem essa relação ganha-ganha entre empresa e funcionários, não existe marca forte. É algo que começa dentro das organizações para depois ser levado ao mercado.

Quando todos na empresa entenderem que não basta apenas vender, e sim vender melhor, as coisas começam a acontecer.

Sim. É um processo demorado, que se constrói todos os dias, mas que ao final gera resultados que não podem ser contabilizados apenas com números. Marcas fortes têm, e terão, sempre um lugar na mente do consumidor. E isso, não tem como precificar.

Por fim, é importante que tudo que for levado ao consumidor seja verdadeiro. Ele precisa confiar na marca para que esse relacionamento aconteça e seja durador. Como na vida real.

*Diretor Executivo da agência Onze.ag



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